logo

logo do seus hábitos
^

energia

20-11-2019

Bruno Barros

Dietas low carb e jejum intermitente - o benefício de estar em cetose

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher levantando carga alta de pesos

O estado de cetose é atingido quando seu corpo para de utilizar como fonte principal de energia a glicose. Ele passa a utilizar os corpos cetônicos.

Ao estar em cetose, vários benefícios para sua saúde podem ser atingidos. O mais famoso deles o emagrecimento, ajudando na gestão do peso. Motivo da cetose ser tão famosa.

Lembrando que para estar em cetose não é necessário estar seguindo a dieta cetogênica. O jejum e outras dietas low carb provavelmente irão fazer você atingir este mesmo estado.

Basta que a quantidade de carboidratos seja baixa o suficiente e por tempo suficiente para que se chegue lá. Vamos aos benefícios que atraem tantas pessoas a testarem esta dieta.

Perda constante de gordura

É inegável que uma dieta faz sucesso quando faz as pessoas emagrecerem. Quando o resultado é rápido, mais famosa a dieta será.

As dietas low carb reduzem drasticamente o consumo de carboidratos e acabam sendo bastante efetivas neste sentido. Pode ser bom ou ruim, dependendo do seu comportamento em geral.

Para entrar em cetose, precisamos nos livrar dos carboidratos por tempo suficiente. Este processo faz com que o seu corpo se livre do excesso de água logo nos primeiros dias. Reduzindo também os níveis de insulina.

A água perdida que influencia muito a balança e o número da roupa logos nos primeiros dias.

Vale lembrar que estudos apontam que outras dietas seguidas com disciplina por longos períodos, como um ano, tem resultados semelhantes. Por isso que é sempre bom procurar algo que você se enxergue fazendo a longo prazo.

Redução de inflamação

A inflamação é responsável por uma quantidade gigantesca de problemas de saúde. Não é apenas a aparência da sua pele ou uma garganta inflamada. Imagine o tanto que seu corpo tem de investir lutando contra processos inflamatórios.

Vários testes comprovaram que ao entrar em dietas low carb as pessoas tendem a consumir menos alimentos inflamatórios. Um deles, o açúcar. Elas acabam optando por itens mais saudáveis em geral.

Experimentar a cetogênica para mim foi um processo de reeducação alimentar. Minhas amígdalas, que nunca achei serem um problema, reduziram em tamanho pela metade. Minhas poucas espinhas e muitas aftas desapareceram para sempre.

E eu que achava que toda vez que meu aparelho cortasse a boca, necessariamente uma afta deveria aparecer. Nunca mais. Tudo isso me faz concluir que também estou deixando meu sistema imune mais preparado para combater outras coisas.

Aumento da disposição

Tem gente que sofre logo depois de acordar e só vai pegar no tranco quase na hora do almoço. Outras pessoas são do tipo que depois do almoço só pensam em dar um cochilo. Talvez no final da tarde a energia só dê para ir para casa e pronto.

Estar em cetose significa estar com o tanque cheio todo o tempo. Só quem já acordou e foi direto correr alguns quilômetros de barriga vazia sabe o que estou dizendo.

A quebra no padrão mental é impressionante. Contudo, seja prudente. Sinta seu corpo e sempre converse com profissionais de saúde que irão te dar o melhor caminho.

Redução de alguns tipos de câncer

Alguns tipos da doença utilizam a presença de açúcar no sangue a insulina como combustível. Assim, dietas com poucos carboidratos estão associadas à uma redução na velocidade de crescimento de tumores, ajudando no tratamento.

A cetose indica que seu corpo pode obter energia sem fornecer combustível para este tipo de tumores. Vale lembrar que algumas pesquisas mostram que alguns outros tipos de tumores também usam os corpos cetônicos como combustível.

As dietas low carb são um excelente treino para quem quer começar a usar o jejum em sua rotina. E sabemos que melhor prevenção ao câncer hoje em dia não é uma dieta específica, mas todo um estilo de vida.

Assim, existe um processo chamado autofagia gerado no jejum. Com ele seu corpo elimina células mais fracas ao passar muito tempo sem se alimentar. Muitas delas que dão início a este tipo de problema. Se você resolver se aventurar no jejum, o que é bem possível, pode ser uma ajuda extra aqui.

Se ficou interessado, o artigo completo sobre o jejum intermitente pode te interessar.

Melhora de quadros ansiedade, irritabilidade e até depressão

mulher levantando carga alta de pesos

Alguns estudos preliminares associam a alimentação com uma série de distúrbios psicológicos.

Assim, encontramos relatos positivos de pessoas que ao ingerirem gorduras boas e uma boa quantidade de proteínas. Elas afirmam alteração no humor e ajuda em tratamentos de depressão e ansiedade.

Mesmo sem uma base de estudos mais sólidas, não é surpresa para ninguém o fato de que quando estamos com fome ficamos irritados e mais propícios a problemas de humor em geral. Imagine que a fome não faça mais parte da sua vida. Não parece ser um cenário bem melhor?

Redução do risco de diabetes tipo 2

É comum ler que dietas low carb são usadas no controle da diabetes. Se você já sofre da doença, por favor, não mude sua vida apenas lendo na internet.

É sempre bom se informar o máximo possível, mas é necessário conversar com seu médico. Sua situação já inicia com um problema sério e mudar uma dieta é um grande passo.

Por outro lado, para quem não tem o problema, diversos estudos apontam que as dietas com pouca ingestão de carboidrato são uma boa forma de prevenção.

Não só pelo fator de controle do nível de açúcar no sangue, mas também pelo conjunto de outros benefícios.

Seu cérebro fica mais afiado

A menor variação na disponibilidade de energia, durante a cetose, é apontada como a causa da grande melhora no foco. Trabalhar por horas em um mesmo assunto sem perder o interesse pode ficar muito mais fácil.

Existem evidências que seu cérebro opera de forma mais eficiente quando a fonte de energia são os corpos cetônicos e não a glicose. Uma coisa é certa, seu cérebro se adapta a um ambiente diferente.

Posso dizer que esse site foi construído graças a melhora na minha disciplina e foco.

Melhor controle da fome

mulher comendo pequeno prato de comida

Uma das maiores reclamações de quem segue dietas com restrição de caloria é a sensação de estar sempre com fome. As pessoas comem pequenas porções e várias vezes ao dia. O corpo parece estar em constante estado de estresse.

Este é um dos enormes benefícios da cetose. Lidando bem com o processo de adaptação de alguns dias, seu corpo passará a ter uma disponibilidade de energia constante e a forme irá desaparecer.

Comer é mais do que fome e para muitos um hábito relacionado a outros sentimentos. No entanto, o estado de cetose já contribui e muito para reduzir as crises onde o desejo de comer é incontrolável.

Controle dos triglicerídeos

Os triglicerídeos são moléculas de gordura circulando livremente por sua corrente sanguínea. Sendo que altas taxas destas moléculas, quando mensuradas em jejum, são associadas a um maior risco de doenças no coração.

Ao reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, uma mesma queda é observada no nível de triglicerídeos. Lembrando que as altas taxas em pessoas que não realizam atividades físicas são geralmente associadas a uma ingestão alta de carboidratos.

Controle da pressão

As dietas low carb podem ajudar no controle da pressão, segundo alguns estudos. Não é novidade para ninguém que pressão alta é um problema.

A famosa hipertensão está associada como fator de riscos para diversas doenças no coração, como o infarto do miocárdio.

Outra boa notícia é que uma dieta em que resulte na perda de peso e bem-estar pode estimular outros bons hábitos. Defendo com meu site que depois de se encontrar a primeira peça do dominó, outras mudanças virão.

Assim, e se a dieta for o começo de uma vida de mais exercícios e quem sabe sem o cigarro e menos bebidas? Mais vantagens em direção a uma pressão controlada.

Solução para a crise metabólica

A síndrome metabólica nada mais é que um conjunto de outros problemas associados. Todos do tipo que aumenta o risco de se desenvolver uma diabete ou uma doença no coração.

Os conjuntos de sintomas são gordura abdominal, baixo colesterol bom, alto colesterol ruim, triglicerídeos alto e alta pressão.

Uma dieta low carb, executada de forma saudável, ataca todos os sintomas. Trazendo sua saúde de volta à um patamar satisfatório.

Redução da compulsão por comida

homem atacando sanduiche

Não é incomum, depois de um tempo com fome, a gente exagerar e passar muito além do limite. Estando em cetose, seu corpo tende a não entrar mais neste estado de desespero.

Assim, depois de um tempo sem comer, a chance de você se matar de comer em uma refeição é menor. A não ser que você use a comida para lidar com alguma situação psicológica. Não é o que estou mencionando aqui.

Menos fome vai te ajudar a reduzir a quantidade de calorias e vai impulsionar ainda mais os outros benefícios.

Um ponto importante a ser lembrado, é que com o consumo de gordura aumenta a densidade calórica das suas refeições. Podemos errar a mão e mesmo comendo em menor volume, exagerar nas calorias.

Uma grama de carboidrato contém quatro calorias, enquanto uma grama de gordura contém nove.

Melhora na qualidade do sono

No período de adaptação é comum algumas pessoas terem algum grau de insônia ou dificuldade para dormirem por muito tempo.

Isso acontece nos primeiro três ou cinco dias. Aconteceu comigo, tanto no começo da cetogênica quanto em alguns jejuns. Até agora ainda tenho uma certa dúvida se era insônia mesmo.

Repare que tudo depende do significado que damos para a situação. Eu não tinha problema para iniciar o sono, mas acordava no meio da noite desperto, sem vontade de dormir novamente.

Minha dúvida era, será que eu estava descansando mais rápido ou com dificuldade de me manter dormindo?

No começo eu lutava para dormir de novo. Tinha acordado bem cedo e acabava dormindo mais. Percebi que na segunda eu não acordava tão bem.

Portanto, passei a adotar outro comportamento. Se eu acordava energizado, me levantava da cama, mesmo que fosse 3 da manhã e seguia em frente com minha rotina. Morar do lado de uma academia 24h ajuda.

Conclusão

Como toda dieta, a cetogênica apresenta um mundo de benefícios, mas também pontos de atenção. Somo todos diferentes e não a encare como uma dieta milagrosa, mas sim como mais uma opção.

Praticando com cuidado e o devido acompanhamento, ela pode transformar sua saúde.

Caso tenha se interessado, pode aprender mais sobre o assunto em nosso guia da dieta cetogênica, ou até mesmo minha experiência com a dieta cetogência, logo quando comecei.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0